Família Reginato | Família Reginatto | Famiglia Reginato

Um encontro virtual de toda a família Reginato no Brasil – América do Sul

Origem dos sobrenomes italianos

Como surgiram os sobrenomes na Itália.

Os sobrenomes nasceram pela necessidade de distinguir as pessoas. Nas antigas aldeias moravam poucas pessoas e assim para distinguir-se era suficiente o nome: Pietro, Giovanni, Maria….., pois na mesma aldeia tinha somente um Pietro, uma Maria…

Mas o número de pessoas foi aumentando , assim foi necessário acrescentar algo mais para se distinguir, pois na mesma aldeia já se repetiam nomes: dois Pietro… Então se acrescentou ao nome, o nome do pai, exemplo: Pietro di Giovanni (Pietro filho de Giovanni).

Mas as aldeias continuavam a crescer e as mais importantes já tinham uma igreja. No domingo, após a missa as pessoas encontravam-se para conversar. Perceberam que não era mais suficiente dizer “Pietro de Giovanni”, pois haviam nas localidades duas ou mais pessoas que se chamavam Pietro e eram filhos de Giovanni. Então, junto com o nome ao invés do nome do pai, acrescentavam:

A) Origem de “Patronímico”. São os sobrenomes que têm origem do nome de um antepassado. Esse antepassado que se chama o “capostipite”: o primeiro que deu o sobrenome a toda a família. Lorenzi é um desses sobrenomes e o significado é “Filhos de Lorenzo”, o capostipite dessa família chamava-se Lorenzo. Também Bortolotto é um destes sobrenomes e o significado è “grosso/grande Bortolo”, o sobrenome do capostipite era Bortolo e seguramente era um homem grosso/grande.

B) Origem de “Toponímia”. São os sobrenomes que têm origem de lugares, exemplo “Vicentini” é um sobrenome que tem origem de Vicenza o significado é “Pessoas que chegam de Vicenza”. Fontana é um destes sobrenomes e o significado é “Pessoas que moram perto da fonte/chafariz/manancial”. Também Dal Pozzo é um destes sobrenomes e o significado é “Família que mora perto do poço” ou Pietro Dal Molin que significa ” Pedro que chega do moinho”.

C) Origem de “Profissão”. São os sobrenomes que têm origem de ofícios. como Dalle Mole, o significado é “Família que faz as pedras molar” ou Muraro que significa “pedreiro” ou Munaro que significa “moleiro”.

D) Origem das “características corpóreas”, são sobrenomes que tem origem de algumas características físicas das famílias “capostipite”, um destes é Rossi, o significado é “pessoas que tem cabelos rubros ou vermelhos”.

47 Responses »

  1. Ótimo site! Auxlia no esclarecimento das origens dos sobrenomes italianos.
    Salute!

  2. ADOREI ENCONTRAR A FAMILIA REGINATO
    TAMBEM FAÇO PARTE
    COM MUITO ORGULHO.

  3. Olá, moro em Cianorte Paraná Brasil, estava procurando sobre minhas origens e encontrei esse site, adorei aprender sobre nossa história.

  4. Gostaria de obter informações sobre a familia Zanardi .Tudo o que vc puder me enviar será muito útil para minha pesquisa.

    Atenciosamente,

    Verônica Zanardi
    Jornalista

  5. Preciso de informações sobre a família Zanardi, sou também deste família e estou pesquisando para escrfever um livro sobre o tema.
    Qualquer informação será muito proveitosa para minha pesquisa.Se puder enviar fotos legendadas também agradeço-lhe.

    Atenciosamente,

    Verônica Zanardi
    Jornalista

  6. Olá, estou procurando informações sobre meus antepassados para tirar a cidadania italiana, já tenho algumas bem importantes mas mesmo assim gostaria que você me contatasse caso tenha algum tipo de conhecimento sobre a família Dal Molin..

    Qualquer informação é bem-vinda!
    Aliás, adorei o site, realmente muito interessante!

    Agradeço desde já,

    Anna Luiza Dal Molin, Porto Alegre.

  7. oi parabens pelo site muito bom,estou pesquisando meus antepassados vou citar e c tiver como m da uma forcinha para encontrar.meu pai oziel ferreira lima:filho de florentino teodoro de lima e edenira ferreira guadra./florentino teodoro de lima (meu avô)filho de gervacio teodoro de lima e anna senhorinha./anna senhorinha nascida em 1895 (minha bisa)filha de joauin valerio e maria senhorinha jose ./joauin jose(meu tata)filho de francisco valerio……não sei o nome da esposa.viveram emserra do caparaó minas gerais.sei que meu avõ foi registrado em espera feliz mg

  8. Muito interessante este site,gostaria de saber mais sobre a familia Reginato que veio da Itália por volta de 1875 e que vieram 3 irmãos eu nsou descendente do Angelo Reginato que ficou aqui na serra de Flores da Cunha, e que os outros irmãos um ficou em Porto Alegre e outro em Veranópolis, o Pai do Angelo se chamava de Reginato Vittore que ficou na Itália parece que em Paderno Del Grappa, se alguem souber alguma noticia me informe ha eu já tenho Dupla Cidadania Italiana, obrigada Angela Reginato

  9. Gostaria de mais informações sobre Familia Lorensi e se a Familia tem Brasão, locais na Italia onde encontro os Lorensi (Lorenzi) ( cidades,regiões, etc..)

  10. Olá! Aos que possuem curiosidades sobre sobrenomes e origens, sugiro acesso ao ótimo site italiano http://www.cognomiitaliani.org

    um abraço

  11. Muito interessante este site, recomendarei aos meus parentes e amigos de origem italiana.
    Um grande abraço e ótimo 2010!
    Abel

  12. Oi Bom dia, gostaria de ter informação sobre Pedro zanardi e Canno, pois não sei quando e qual navio que desembarcaram, só sei que eles viveram no Rio de Janeiro, por gentileza, qalquer informação será ultil pra mim, pois que encontrar toda a familia e saber sua origem.
    grato desde já. meu email é (zanardioliver@hotmail.com )

  13. Quero ir a ITALIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA me ajudem, como q faço amigos coterrâneos.

  14. Sou do Rio de Janeiro, meu avô João Reginatto, São Paulo,

  15. Pessoal sugiro começar pela pesquisa no site http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/ ali vocês podem inclusive fazer visitas presenciais e pedir certificados de desembarque de seus imigrantes, tambem sugiro o site http://www.museunacional.ufrj.br/ onde tambem e possivel fazer pesquisas historicas bem detalhadas sobre desembarques atraves do Rio de Janeiro.
    Muitos de nossos antepassados passaram primeiro pelo Rio e depois foram encaminhados a hospedaria do imigrante para que depois fossem alocados em diversas fazendas espalhadas pelo Brasil.

  16. Olhem o numero 8 acima,

  17. Olá, gostaria de imformações sobre o inicio dos Reginatos, quero fazer minha cidadania Italina e não faço idéia de onde começar, nem quem são meus antepassados que vieram da Italia, solicito ajuda, podem me mandar por e-mail (vander_manha@yahoo.com.br) Obrigado.

  18. OLÁ, ACHEI DEZ A MATÉRIA SOBRE COMO SE FORMARAM OS SOBRENOMES ITALIANOS.
    E O MEU ESTÁ LÁ COMO EXEMPLO.
    ALIÁS, SE ALGUÉM SOUBER ALGO DO MEU SOBRENOME “VICENTINI” POR FAVOR ME ENVIE, QUALQUER INFORMAÇÃO PARA A MINHA PESQUISA NO E-MAIL ABAIXO:
    (joycevms@yahoo.com.br) OBRIGADA.

  19. Gostaria de obter informações e contatos de pessaos descendentes de italianos, da famílçia Zanardi.Fotos, artigos jornalísticos e tudo o que for possível para que eu possa pesquisar sobre minha familia.

    Grata,

    Verônica Zanardi
    Jornalista

  20. Gostaria que mandacem informações sobre a familia Anibaletto, tudo oque conseguirem.
    Obrigada.

  21. queria imformacoes sobre os lorenzi

  22. Preciso de qualquer informação sobre família lorenzi – Chegada ao Brasil -31/10/1888 – embarcação Washington
    Modesto Lorenzi
    Esposa: Giuseppina Lorenzi
    filhos : R

  23. Continuação:
    Filhos: Ricardo Lorenzi – 07 anos
    Umberto Lorenzi(meu avô) e Angela Lorenzi

  24. Olá!

    Então, eu queria saber as origens do sobrenome TURCATTO. Seria de origem Turca, ou apenas uma variante do sobrenome Torquato?
    Apesar de existir algumas variantes, como: Turcatti, Torcatti, Torcato, Turcatti, etc…

    Obrigado!

  25. Minha avó era Maria Zanardi veio da Itália.casada com frederico Quem sabe algo?

  26. Estou no numero 8 acima vejam, bem eu gostaria se alguem de VANINI ou Siríaco ou Veranópolis tem a foto do bisavô FORTUNATO REGINATO, e de ANGELO REGINATo que eram dois irmãos pois presiso muito para fazer o livro deles, mandem notícias que vou buscar, alias ja tivemos o primeiro encontro dos Reginato em Siríaco 1º de maio de 2009, abraço a todos Angela Reginatto meu telefone 54 99998980 em Caxias do Sul. RS.

  27. quero encontrar minha famili na italia na cidade de vila del vila provincia de beluno.
    irmãos e sobrinhos(a)

  28. gostaria de informações sobre o sobrenome Turcatti. é de origem italiana? se for, de que região é? história sobre esse sobrenome e como vieram ao Brasil, por favor,. grata.

  29. eu ainda naõ encontrei to procurando a origen do meu sobrenome que é Lucas
    , meu avo dizia que era de italianos.

  30. Olá,gostaria de saber as origens dos nomes Bonfanti,Faresin, Se for possível me ajudar ,agradeço.Obrigada.

  31. so do parana e queria ver se encontrava minhas raizes .

  32. Angela, sou Maria Reginato, bisneta de Fortunato Reginato casado com Filomena Dipolli . Ele é irmão de Ângelo Reginatto casado com Paulina Zardo e e Giovani Reginatto casado com Teresinha ?

    Que bom saber de você. Em outubro de 2012, fui para Nova Bassano – Linha Silva Jardim onde moraram as minhas tias: Graciosa, Luiza e Irene Mafalda Reginatto, irmãs do meu pai José. A graciosa sempre morou com o meu nono Ângelo Reginatto que é filho do Fortunato Reginatto. Infelizmente eles perderam, na mudança da casa velha para a nova, a única fotografia que tinham do meu nono. Não existe nenhuma fotografia do Fortunato. Os meios, antigamente, eram muito escassos, principalmente na região em que viveram.

    Grande abraço, parenta.
    Maria Reginato

  33. Olá, gostaria de ter informações sobre a familia Vecchiato! Obrigado.

  34. Gostaria de saber o significado do sobrenome Valério.

  35. Gente … Alguma informação sobre a família Torquato ?

  36. Eu gostaria muito de saber mais sobre o sobrenome Lucas, pois é bem incomum e isso despertou curiosidade em mim.

  37. Preciso do seu e-mail Verônica Zanardi,
    Para falarmos da família zanardi
    Grato Caio zanardi

  38. Olá, gostaria apenas confirmar se meu sobrenome Reginaldo deriva de Reginato, como penso, já que não conheço a origem do meu sobrenome, e se possível saber mais sobre a origem da família.

    Grata.

  39. Gostaria de saber de qual lugar da Itália veio minha Família

  40. Também não sei a origem do meu sobrenome, não encontro em lugar nenhum, e minha bisavó era italiana, será que seria Reginaldo uma variação de Reginatto? Se encontrarem algo a respeito desse sobrenome por favor me ajudem. Obrigada!

  41. Olá sou Fernando reginatto moro en Venâncio aires meu bisavó veio da Itália nome dele era pedro reginatto nasceu 1899

  42. Olá sou Fernando reginatto moro en Venâncio aires meu bisavó veio da Itália nome dele era pedro reginatto nasceu 1899 queria saber quem são nossos parentes

  43. Olá Fernando Luis Reginatto moro em Santa Cruz do Sul meu bisavô também se chamava Pedro Reginatto veio da Itália e morava em Venâncio Aires casou-se com Catharina Nervo. Será que temos parentesco? Abraços

  44. Veja meu post acima. Treviso – Castelcucco e paserdo del Grappa, estes são meus antepassados, Paolo Reginato, Antônio Reginato, giacomina Reginato
    De Jaguari – Rs
    Um abraço

  45. Meu avô foi narciso reginato, alguém tem algum parentesco????

  46. minha finada avó se chamava Ana Reginato e minha biza avó veio da Itália, gostaria de saber a origem de nossos parentes

  47. Olá, sou Naira Reginato. De Curitiba/ Paraná
    Meu trisavó se chamava Federico Primo Fortunato Reginato, filho de Angelo Reginato e Antônia Uccella, ambos de Treviso. E casado com Annuncciata Sprovieiro Reginato.

Deixe seu comentário